Existem opiniões, artigos, linhas de pensamento, estudos, ideias e ideais que procuram justificar os principais elementos diferenciadores no seio de uma empresa ou organização. Inevitavelmente terão de estar ligados à performance, inevitavelmente a performance está ligada às pessoas, também inevitavelmente as pessoas terão o seu desempenho ligado à motivação e será inevitável que parte dessa motivação advenha da formação em contexto empresarial. Objetivo: permitir aos colaboradores desenvolver competências psicossociais, humanas, técnicas e de gestão que possibilitem uma maior produtividade.
Num momento em que existem constantes mudanças empresariais, pensar, identificar e implementar estratégias de formação é fundamental para que se consiga garantir um futuro a nível empresarial, onde os colaboradores atuam como o principal motor da empresa.
De forma a identificarmos as principais oportunidades dentro de uma organização, importa, primeiro que tudo: conhecer. “Conhecer”, significa fazer uma análise apurada da missão e objetivos da organização, juntamente com o estágio atual do grupo de colaboradores. Definir se iremos atuar sobre uma ou mais áreas ou sobre uma ou diversas competências, será o resultado desta análise e terá de estar alinhado com os objetivos estratégicos e / ou operacionais.
Uma das ferramentas de Gestão que pode ser utilizada para o enquadramento do status atual é a Análise de Polivalência. Esta análise permite uma visão quantitativa e qualitativa das necessidades atuais e futuras do colaborador e pode / deve estar associada ao Modelo de Avaliação de Desempenho e ao Plano de Carreira da Organização.
Conseguindo fazer uma relação entre aquilo que pretendemos para o futuro e a realidade do que temos hoje, podemos formar de acordo com as necessidades e enquadrar com um modelo de avaliação de desempenho e desenvolvimento de competências, permitindo a cada um dos intervenientes ter feedback sobre a sua evolução. Culminando com a integração desta avaliação dentro do plano de carreira, fechamos o ciclo e tornamos mais objetivo o processo de interação com os colaboradores. Assim, garantimos alguns dos princípios básicos da motivação: desenvolver o capital intelectual, dar feedback sobre o desempenho e competências, premiar os bons desempenhos e estimular a melhoria no clima organizacional.
A IMBS® como entidade formadora certificada pela DGERT, pretende ser um apoio, não só na definição dos objetivos estratégicos e operacionais, mas também na identificação das carências e oportunidades. Uma vez identificadas, são necessárias ações direcionadas às pessoas das organizações, com o intuito de trabalhar a Gestão da Mudança e as Competências de Gestão dos colaboradores, alavancando por um lado, a Formação dos profissionais, por outro trabalhando o aspeto motivacional para garantir um foco mais intenso alinhado com os objetivos da organização.
“A lógica pode levar de um ponto A a um ponto B. A imaginação pode levar a qualquer lugar”Einstein.