Diariamente, as organizações lidam com grandes quantidades de informação, que suportam as suas atividades. Para auxiliar na análise e gestão da informação organizacional e a tomada de decisão, surgem os sistemas de Business Intelligence (BI), considerados como uma escolha eficaz na disponibilização da informação.
Os sistemas de BI combinam arquiteturas, bases de dados, ferramentas de análise, aplicações e diferentes metodologias, adaptadas sempre de acordo com as características e necessidades organizacionais. Têm como objetivo combinar diversas fontes de informação acerca dos processos organizacionais. A integração destas tecnologias é normalmente utilizada para extrair, integrar, analisar e disponibilizar informação com qualidade, de forma a apoiar os gestores no processo de tomada de decisão. Trazem ainda melhorias como diminuição do tempo e custos despendidos na obtenção e exploração dos dados organizacionais, a melhoria significativa na qualidade da informação, assim como a reengenharia dos processos de negócio e aumento da eficiência dos processos organizacionais.
A escolha da solução mais acertada para responder às necessidades organizacionais, pode ser uma tarefa de difícil concretização. Assim, a consultora Gartner criou o Magic Quadrant for Business Intelligence and Analytics Platforms, aqui designado de Quadrante Mágico. Este apresenta o resultado de um estudo de mercado realizado em várias industrias tecnológicas, refletindo a crescente preferência dos utilizadores por ferramentas simples, objetivas e user friendly.
Assim, o quadrante divide as soluções de quatro formas distintas: Líderes, Visionárias, Desafiadoras e Nicho de Negócio.
(…)