A Produtividade é um tema que já foi abordado por nós diversas vezes, mas, dada a sua importância, é também fundamental conhecer algumas formas/dicas de como podemos trabalhar este conceito. De acordo com o Dicionário da Língua Portuguesa, a Produtividade trata-se da “eficiência na produção de algo”, sendo por isso, muitas vezes, relacionada com o tempo: quanto menor for o tempo levado para obter o resultado, mais produtivo é o “sistema”.
A nível empresarial, é possível avaliar inúmeros sistemas através desse conceito, que tem naturalmente de andar de mão dada com a gestão da qualidade. Dessa forma, realizam-se estudos minuciosos a determinadas tarefas, aposta-se em novas tecnologias, definem-se processos, tudo para que uma empresa consiga fomentar a sua produtividade e, consequentemente, gerar mais lucro.
Podemos apontar uma série de ferramentas capazes de medir tudo o que foi mencionado anteriormente, mas, antes de entrar nesse campo técnico, é importante perceber uma série de fatores para conseguir dar um passo em frente e apostar no futuro da organização:
1. Planeamento
É a parte inicial (e fulcral) de qualquer ação. Antes de decidir o que fazer, é importante que tenha um planeamento diário (ou semanal) das suas metas, ou mesmo das tarefas que têm de ser realizadas, deixando sempre algum espaço para qualquer contratempo. Mesmo que isso não seja previsto, se existir uma organização de tarefas, sabe que no final a meta tem de ser alcançada.
2. Trabalho em Equipa
Este passo acompanha o primeiro. Quando planear, não o faça sozinho e tenha atenção os seus colaboradores, para que a meta não seja apenas vista como uma imposição, mas sim com um objetivo capaz de criar compromisso e motivação.
3. Comunicação
Uma comunicação eficaz cria um ambiente propício entre a organização e os colaboradores, o que permite medir e acompanhar o impacto dos objetivos propostos e de eventuais dificuldades que possam surgir – além de construir uma imagem positiva junto dos profissionais e clientes.
4. Criação de Processos
Como referido inicialmente, existem ferramentas e recursos capazes de medir e originar a melhor maneira de se executar as mais variadas atividades – este é um dos passos fundamentais para conseguir alcançar a produtividade na sua empresa.
5. Especialistas em Produtividade
A estruturação eficaz da implementação de processos e a criação de padrões para as atividades não é uma tarefa simples. Por isso mesmo, apostar internamente no desenvolvimento de especialistas ou em empresas especialistas em produtividade empresarial serão dois caminhos possíveis para implementar processos e indicadores, apostando a longo prazo no crescimento e bom funcionamento de toda a sua organização.
“You cannot mandate productivity, you must provide the tools to let people become their best” JOBS, Steve.
Podemos perceber que adotar novos sistemas é muito mais do que ter controlo sobre tudo. É conseguir informações mensuráveis sobre cada etapa de cada processo, o que permite que a tomada de decisões seja mais acertada. No fundo, é melhorar toda a gestão da sua empresa, em todos os setores.