BENCHMARKING | CONCEITO E VANTAGENS DE UTILIZAÇÃO

17 Jan, 2018

A Sociedade em que vivemos torna-se cada vez mais exigente e competitiva. A cada dia que passa, as empresas estão mais dispostas a investir no desenvolvimento e otimização dos seus processos e recursos para se destacarem face à sua concorrência.

O “Benchmarking” representa um dos instrumentos de gestão mais úteis na melhoria do desempenho das empresas face aos restantes players do mercado. Este instrumento consiste na análise das melhores práticas de empresas concorrentes através de um método de pesquisa, incessante e sistemático, para avaliar produtos, serviços e métodos de trabalho, com o objetivo de melhoria organizacional, procurando obter vantagem competitiva face à sua concorrência.

O benchmarking ajuda as empresas em aspetos como:

  • Obtenção de uma perspetiva independente sobre o seu nível de execução em comparação com outras empresas;
  • Identificação clara de áreas específicas de oportunidade;
  • Priorização de oportunidades de melhoria;
  • Definição de expectativas de desempenho;
  • Monitorização do desempenho da empresa.

 

CLIQUE AQUI PARA LER O ARTIGO COMPLETO