SAPOTEK- ABRIL 2019 | A METODOLOGIA LEAN PARA A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

24 Abr, 2019

André Barbosa- Head of Digital Transformation | IMBS

A transformação digital não é uma moda mas uma inevitabilidade para as empresas. André Barbosa explica como a metodologia Lean pode ser aplicada.

 

O conceito de “Transformação Digital” faz hoje parte do vocabulário e do dia-a-dia das empresas, tanto daquelas que nasceram já digitais e que atuam na criação de produtos e experiências inovadoras a uma grande velocidade, como das outras que operavam no modelo clássico e que perante esta crescente democratização da tecnologia tiveram de aderir à transformação para conseguirem continuar com a sua atividade.

A digitalização passou a fazer parte da agenda das equipas de liderança de grandes, médias e pequenas empresas, que se viram obrigadas a rever os seus modelos de negócio e os seus processos internos, a repensar a sua relação com o consumidor e a até a sua própria cultura empresarial. A transformação digital não é uma moda, é sim uma inevitabilidade para as empresas, e vai muito além de desenvolver novas tecnologias e processos inovadores, representa uma oportunidade para que estas empresas se tornem mais competitivas no mercado, mais eficientes na análise de dados e mais inteligentes na forma como se relacionam com o cliente.

Perante este contexto, a metodologia Lean tem vindo a assumir um papel importante e uma ferramenta para que as empresas encontrem o seu lugar no espaço digital. Conhecido pela sua capacidade de otimizar custos e reduzir desperdícios, a metodologia Lean é um conceito que já existe há algum tempo, e que em setores como o da indústria e produção foi sempre uma referência nos processos de gestão. Contudo, engana-se se pensa que este método apenas se aplica em empresas Industriais. (…)

 

 

CLIQUE AQUI PARA VER O ARTIGO COMPLETO