BUSINESS INTELLIGENCE VS BUSINESS ANALYTICS

Entenda as diferenças e descubra qual a ferramenta que a sua empresa necessita.

Diariamente, todas as empresas geram uma enorme quantidade de dados. Para identificar problemas, para uma tomada de decisão mais eficiente e eficaz, são necessários métodos e ferramentas que transformem esses dados em insights concretos e mensuráveis. 

O Business Intelligence

É o processo de recolha, transformação e carregamento de dados. Fornece métricas abrangentes, com resumo de dados passados a atuais, em tempo real. Dando a resposta às perguntas “O quê?” e “Como?”, permite identificar desvios ou tendências passadas e presentes, por exemplo.

O Business Analytics

Auxilia na análise e exploração dos dados recolhidos. Responde à pergunta “Porquê?”, priorizando assim uma análise mais preditiva, antecipando desenvolvimentos e possibilitando alterações necessárias no presente para o sucesso no futuro.

De forma a perceber melhor, vamos aplicar os conceitos a um exemplo:
Imaginemos uma loja online de roupa feminina.

O Business Intelligence fornece relatórios úteis sobre o estado passado e atual do negócio: diz que as vendas da camisa amarela dessa loja, aumentaram no Porto nas últimas três semanas e, com isso, o Gestor decide fazer mais camisolas amarelas, para acompanhar a procura.

Já o Business Analytics questiona o porquê da subida de vendas da camisola amarela no Porto. Ao extrair e analisar os dados do site, pode ver-se que a maioria do tráfego vem de uma publicação de uma blogger de moda do Porto, que usava essa camisa amarela e que fez a referência à loja. Assim, este insight, ajuda a tomar a decisão de enviar gratuitamente algumas camisas para várias bloggers de Portugal.

Desta forma, são utilizadas as informações de vendas anteriores para antecipar quantas camisas irão ser precisas e quanto material terá de solicitar, para acompanhar a procura, caso as bloggers decidirem publicar o produto.

Mais importante que entender a diferença destas duas ferramentas, importa compreender a sua complementaridade e os benefícios que trazem para todas as organizações: uma criação de uma cultura de dados, que ajuda as empresas a serem mais eficientes e a uma tomada de decisão mais assertiva.

NA TOMADA DE DECISÃO PARA A ESTRATÉGIA DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL DA SUA EMPRESA, FAÇA PERGUNTAS COMO:

Quem deverá uitlizar estas ferramentas?

QUAIS OS DEPARTAMENTOS QUE MAIS NECESSITAM DESTE TIPO DE FERRAMENTAS?

QUE INFORMAÇÕES/DADOS SÃO IMPORTANTES DE SEREM MENSURÁVEIS?

Na IMBS podemos ajudá-lo a perceber estas questões.

Para a otimização destas ferramentas, é importante que a sua implementação seja feita por especialistas, que possam facilitar o controlo e dar autonomia interna, para que no futuro a organização consiga utilizá-las da forma mais correta, tirando o máximo partido de tudo o que estas oferecem.

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