METODOLOGIA KAIZEN

"kaizen Philosophy”, esta foi a descrição que CRISTIANO RONALDO colocou nUMA FOTOGRAFIA NAS SUAS REDES SOCIAIS e que logo despertou algumas curiosidades. Mas afinal, o que é esta metodologia e para que é utilizada?

COMO SURGIU?

Esta metodologia surgiu no Japão, quando o país se viu devastado após a Segunda Guerra Mundial. Com o fim da ocupação aliada, o governo decidiu dar início a diversos projetos de gestão e administração, com o principal objetivo de reestruturar processos industriais, para que as empresas japonesas voltassem a ser competitivas.

A palavra Kaizen resulta das palavras japonesas Kai (mudar) e Zen (Melhor) – Mudar para melhor – referindo-se assim a um processo de Melhoria Contínua, da forma standard de trabalhar.

 

PRÍNCIPIOS DA METODOLOGIA KAIZEN

Este é um processo que deve envolver todos os colaboradores, fazendo parte da rotina diária, desde a base até ao topo da gestão. Kaizen é uma estratégia baseada em determinados princípios, sistemas e ferramentas.

Segundo o seu fundador, Masaaki Imai, a implementação das práticas de melhoria contínua assenta em três pontos chave: Todas as pessoas, todos os dias e todas as áreas. Estes três pontos pressupõem que, para um bom resultado, todas as pessoas devem estar envolvidas no processo de mudança, onde espírito Kaizen deve ser posto em prática todos os dias de forma a tornar-se uma rotina e, por último, em todas as áreas, uma vez que a melhoria contínua pode ser aplicada em qualquer setor ou processo.

Atualmente, a implementação desta metodologia é aplicada em áreas tão distintas como Serviços Administrativos, Linhas de Montagem, Indústria ou Saúde.

alguns princípios desta metodologia:

BENEFÍCIOS 

Pode enumerar-se diversos benefícios, quer quantitativos quer qualitativos. Em termos quantitativos, podemos referir a poupança de tempo e dinheiro, otimização de fluxos de processo, reduzindo passos necessários, otimização de rotas e distâncias percorridas e automatização de processos, retirando trabalho de pouco valor aos recursos humanos. Já a nível qualitativo, os resultados sentem-se nas pessoas, com uma redução de níveis de stress, maior motivação, melhor trabalho em equipa e mais competências.  

 

FORMAS DE IMPLEMENTAÇÃO 

A IMBS, em todos os projetos que implementa, tem como principal foco o Lean, a melhoria dos processos e a rentabilidade operacional. Na implementação da metodologia Kaizenpodemos exemplificar a nossa atuação através do modelo QCDM – Qualidade, Custo, Entrega e Motivação, incluindo 5 etapas. 

1. Definição de valor – Levantamento de atividades que criam valor, sobre as quais se pode atuar para melhorar o processo;  

2. Definição de metas – Identificação de oportunidades e formação de equipas responsáveis;  

3. Terreno (Gemba) – Ir para o local onde é criado o valor identificado, para melhorar os processos e hábitos de trabalho; 

4. Procura – Esta etapa foca-se nos fatores associados à insatisfação ou perda de produtividade;  

5. Melhoria Contínua – Por último, a implementação Kaizen no dia-a-dia. 

Importa referir que esta implementação requer não só o conhecimento do processo, como o conhecimento de ferramentas que vão ajudar a que esta implementação seja bem-sucedida e perdure na organização. Ferramentas de gestão como o Total Flow Management, PDCA, ou Value Stream Mapping, suportam toda esta metodologia.  

Num mundo em constante mudança, principalmente face à atualidade que atravessamos, os desafios das empresas são cada vez maioresAcreditamos que, independentemente da necessidade, esta é uma metodologia que ajuda as empresas a ficarem mais fortes e preparadas para o futuro.  

Olhando para o caso do Cristiano Ronaldo, esta metodologia pode também ser implementada no dia-a-dia enquanto indivíduos. Utilize o conceito do PDCA – PLAN, DO, CHECK, ACT – para definir as suas metas e preparar a forma de chegar às mesmas. Depois, basta incluir a filosofia da Melhoria Contínua, estando sempre atento a formas de fazer mais e melhor.  

Contacte-nos para saber como pode implementar esta filosofia na sua empresa

Jelly  © todos os direitos reservados