É bastante comum os profissionais não conseguirem desligar do trabalho durante as férias. É um facto que a tecnologia faz parte do nosso dia-a-dia, quer seja na vida pessoal ou profissional, mas isso leva a que seja impossível desligar a 100% durante as férias, quer seja através do e-mail, dos grupos de chat profissionais ou até das redes sociais.
É importante perceber como podemos potenciar o descanso ao máximo, de forma a encarar os próximos meses de trabalho de forma mais produtiva e tranquila.
É fulcral existir um planeamento pré e pós-férias. Nas últimas semanas, planeie as tarefas essenciais que precisam de ficar fechadas e deixe também planeado o que pode fazer quando regressar. Isto vai não só ajudar a aliviar o stress durante as férias como também vai ajudar a não se sentir perdido quando regressar.
Se, no seu planeamento, existirem tarefas essenciais e imprescindíveis para o bom funcionamento da empresa, é importante saber delegá-las aos seus colegas, se tiver essa possibilidade. Reúna com a equipa e perceba como pode distribuir o trabalho, de forma a não prejudicar nem os seus to do’s nem os dos seus colegas.
Apesar do período de férias ser marcado com antecedência na maioria das empresas, é importante não descurar o aviso. Fale com a equipa e com os seus principais clientes e avise que vai estar fora. Não se esqueça de ativar a mensagem automática no seu e-mail e deixe o seu contacto apenas para emergências. Pode também deixar o contacto de algum colega que não esteja de férias, e que esteja capacitado para lidar com os seus clientes ou com algum imprevisto que possa surgir.
É quase impossível não consultar o e-mail durante as férias, mas importa fazê-lo com alguma moderação, para conseguir desligar ao máximo. O ideal seria não ligar às notificações. Se não conseguir, pode, por exemplo, tentar marcar uns minutos por dia (de preferência fora da hora laboral), para consultar os seus e-mails. Confie no trabalho dos seus colegas para dar seguimento aos assuntos importantes e não caia na tentação de responder a tudo.
Estar de férias é sair da rotina. Deixe o seu telemóvel de lado, aproveite refeições sem horários e tente desligar-se dos chats empresariais e das redes sociais. Faça o oposto daquilo que normalmente é a sua rotina diária e tente relaxar ao máximo, sem estar sempre preocupado com o que poderá acontecer.