Pós-férias: Dicas para um regresso produtivo

Voltar ao trabalho depois das férias pode ser um autêntico pesadelo. Quer seja pela quantidade de e-mails por ler, por ter de se colocar a par do que aconteceu ou pela lista de tarefas acumuladas, importa perceber como podemos minimizar este impacto, garantido a sanidade mental e claro, a produtividade.

Existem alguns passos que se podem tomar, com estratégias simples, para um primeiro dia de regresso eficiente:

Comece o dia mais cedo


O primeiro passo é tão simples como ir para a cama cedo, na noite anterior, de forma a começar o dia seguinte mais cedo que o habitual. Isto vai permitir que consiga situar-se e familiarizar-se com as suas tarefas pendentes, antes da correia do dia-a-dia e do contacto com os seus colegas, clientes e chefes.

Coloque-se a par do que aconteceu


Antes de mergulhar nos e-mails, projetos e tarefas, coloque-se a par de tudo o que aconteceu quando esteve fora. Fale com os seus colegas e perceba se existiram mudanças ou novidades relevantes. Isto fará com que entre no ritmo antes de passar para o detalhe.

Não se perca nos e-mails


É muito fácil ficar-se preso aos e-mails recebidos enquanto esteve fora. Perceba quais são essenciais de responder no imediato e se é extremamente necessário responder a tudo de uma só vez. Organize-se para colocar e-mails em dia, mas garanta que não usa todo o seu tempo a responder a e-mails. Pode, por exemplo, definir um tempo nos dias seguintes para responder a mensagens menos importantes.

Não encha o seu dia de reuniões


É impossível fazer tudo ao mesmo tempo. Não encha o primeiro dia com reuniões e deadlines, pois isso só o irá deixar mais atrapalhado e atarefado, não conseguindo muitas vezes dar seguimento às tarefas pendentes e verdadeiramente importantes. Idealmente, tente deixar o primeiro dia livre.

Mantenha o foco


É normal existirem inúmeras distrações no primeiro dia de regresso. Deixe as fotografias e as novidades pós-férias para o almoço. Não perca demasiado tempo nas coisas pequenas e tente focar-se ao máximo no trabalho. Depois de se manter a par e em contacto, faça uma lista de tarefas e organize-se por prioridades, tanto para o primeiro dia, como para os dias seguintes.

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