METODOLOGIA BEAM - 7 PERGUNTAS PARA CONSTRUIR UM MODELO DE DADOS EFICAZ

1ª PARTE

O grande desafio no desenvolvimento de um projeto de BI é a construção do modelo de dados. Seja através de uma arquitetura de Data Warehouse robusta, ou através de um modelo simples de suporte a um relatório, o modelo de dados é o principal capacitador de uma análise rica e profunda.

Uma das principais dúvidas dos utilizadores na execução desta fase do projeto é porquê construir um modelo dimensional de dados? Se eu já tenho as minhas bases de dados onde consigo consultar informações de negócio, para ter uma ferramenta analítica mais elaborada, não bastaria ligar-me às bases e criar visuais bonitos?

No entanto, a arquitetura de um sistema de informação operacional é bastante distinta de um sistema de informação analítico e servem propósitos distintos:

Enquanto os sistemas operacionais são otimizados para o apoio à execução dos processos de negócio, através do registo e atualização de informações, otimização de espaço de armazenamento e consultas simples, um sistema de informação analítico é construído para otimizar a monitorização destes processos, que podem representar várias fontes de informação de distintas que se podem cruzar, permitindo uma análise transversal aos eventos de negócio.

No próximo artigo vamos explorar um exemplo prático.

Jelly  © todos os direitos reservados