O grande desafio no desenvolvimento de um projeto de BI é a construção do modelo de dados. Seja através de uma arquitetura de Data Warehouse robusta, ou através de um modelo simples de suporte a um relatório, o modelo de dados é o principal capacitador de uma análise rica e profunda.
Uma das principais dúvidas dos utilizadores na execução desta fase do projeto é porquê construir um modelo dimensional de dados? Se eu já tenho as minhas bases de dados onde consigo consultar informações de negócio, para ter uma ferramenta analítica mais elaborada, não bastaria ligar-me às bases e criar visuais bonitos?
No entanto, a arquitetura de um sistema de informação operacional é bastante distinta de um sistema de informação analítico e servem propósitos distintos:
Enquanto os sistemas operacionais são otimizados para o apoio à execução dos processos de negócio, através do registo e atualização de informações, otimização de espaço de armazenamento e consultas simples, um sistema de informação analítico é construído para otimizar a monitorização destes processos, que podem representar várias fontes de informação de distintas que se podem cruzar, permitindo uma análise transversal aos eventos de negócio.
A modelação dimensional é uma técnica de desenho de modelos de dados que define processos de negócio como eventos mensuráveis (designados factos) e todos os conceitos sob os quais queremos medir os indicadores (designados dimensões de análise).
Esta arquitetura permite-nos definir dimensões conformes e transversais a várias áreas de negócio (por exemplo – clientes, lojas, tempo, geografia, etc.), pelas quais iremos avaliar os vários factos (vendas, compras, movimentos de stock, etc.)
Existem várias metodologias para responder à criação de modelos de dados dimensionais, no entanto, a metodologia BEAM – Business Events Analysis and Modeling -, proposta por Lawrence Corr, surge como uma metodologia ágil evolutiva que permite apresentar desenvolvimentos mais rápidos, com uma abordagem inclusiva e colaborativa.
A metodologia BEAM propõe um conjunto de passos para uma modelação de dados ágil, focada na criação de modelos dimensionais para as diversas áreas de negócio.
Um dos principais pilares da metodologia assenta na framework dos 7Ws, que se traduzem em questões que são colocadas na fase de desenho, que nos guiam na elaboração dos modelos.
As respostas a estas questões permitem ajudar a resolver um dos grandes desafios de um projeto desta natureza – a comunicação entre os stakeholders e os developers.
Ao pedir aos stakeholders que descrevam “data stories” – narrativas que expõem os factos e dimensões envolvidos, assim como as várias regras e exceções que têm impacto nas decisões do desenho dimensional – estimula-se uma nova perspetiva comum para que as partes pensem nos eventos de uma forma dimensional.