COMO CRIAR UM ROADMAP PARA A SUA ORGANIZAÇÃO

Se o planeamento detalhado é vital na gestão de projetos num curto espaço de tempo, um Roadmap é parte essencial para o planeamento estratégico e para visão dos objetivos a atingir no longo prazo.

Um Roadmap bem estruturado ajuda a traçar objetivos de negócio para que toda a equipa possa agir de acordo com os mesmos. É uma representação visual de um plano estratégico: responde a perguntas sobre o que será feito, quem está envolvido, alocação de recursos, cronograma de tarefas, bem como priorização de objetivos. É criado como uma ferramenta de comunicação e apresentados a todas as partes interessadas, desde a gestão de topo à equipa operacional, para que todos estejam alinhados de forma a executarem o seu trabalho de forma mais eficiente.

 

Idealmente, um bom Roadmap deve comunicar de forma eficaz os seguintes pontos:

Pontos fulcrais a ter em consideração na criação de um Roadmap:

Flexibilidade:


É essencial utilizar esta ferramenta de forma flexível e não estática. A definição de estratégias pode ser complexa e incerta, portanto, um Roadmap tem de se adaptar a essa realidade.

Colaboração


A melhor forma de obter adesão em qualquer plano é envolver as partes interessadas no início do processo. Reserve um tempo para ouvir a equipa, entender as preocupações das mesmas e perceber o porquê de algumas coisas poderem ser priorizadas em relação a outras.

Visual:


Ser visualmente atrativo. Um Roadmap deve ter bons elementos de design e ter uma comunicação transparente. Deve ter uma descrição clara das dependências, a quantidade certa de detalhes e cores que estabeleçam ligações entre itens.

Vamos então para a parte da criação de um Roadmap.
Embora dependa de alguns fatores internos, há alguns elementos que devem ser levados em consideração:

Jelly  © todos os direitos reservados