DIAGRAMA DE PARETO – O QUE É E COMO DEVE SER USADO

O Diagrama de Pareto, também conhecido como Análise ABC, é uma das 7 Ferramentas da Qualidade que permite identificar rapidamente quais as causas ou problemas mais importantes e que têm maior impacto para a organização, seguindo o Princípio 80/20. Este princípio defende que 80% dos problemas são originados por 20% das causas, ou seja, um número reduzido de causas origina a maioria dos problemas e, por isso, é nestas que se devem concentrar as ações de melhoria iniciais

De forma resumida, o Pareto permite separar os poucos problemas importantes do universo de problemas sem importância ou com impacto pouco significativo para a organização.

Este diagrama é constituído por dois conjuntos de dados:

  • um gráfico de barras com as frequências das ocorrências dos problemas ordenadas de forma decrescente, evidenciando as prioridades de atuação;
  • uma linha que representa a percentagem acumulada da frequência das ocorrências.

Para quê utilizar?

Identificar uma ou duas categorias de situações que originam a maior parte dos problemas

Ajudar a comunicar 

prioridades 

Fornecer uma imagem clara e concisa das principais oportunidades   

Como usar um Diagrama de Pareto?

1. Definir um objetivo claro

Esta definição é essencial para a próxima etapa, pois estabelece o problema ou desperdício a ser analisado e quais os dados a serem recolhidos.

2. Fazer a recolha dos dados

Nesta etapa é realizado o levantamento dos dados relativamente ao que vai ser estudado.

3. Categorizar os dados

Separar os dados por categorias possibilita uma análise mais profunda e, posteriormente, definir prioridades de atuação.

4. Organizar os dados

de acordo com as categorias definidas, recorrendo a uma tabela

5. Calcular as frequências

e, no caso de existência de um número elevado de categorias, agrupar as que ocorrem com baixa frequência sob a denominação “outros”

6. Calcular o total e a percentagem

de cada categoria sobre o total e o acumulado

7. Desenhar o diagrama.

O que se obtém no final destas 7 etapas é algo semelhante ao que se encontra na imagem em baixo.

O Diagrama de Pareto é fundamental para organizações que não conseguem definir prioridades perante os problemas existentes, tentando encontrar soluções para todos simultaneamente, o que as faz desperdiçar energia e recursos em tópicos não tão urgentes. Se for utilizado corretamente, este diagrama auxilia não só na gestão da empresa como na melhor utilização dos seus recursos, potenciando o seu crescimento.

Jelly  © todos os direitos reservados