OBJETIVOS
Entender a Cultura de Gestão
A gestão e a cultura organizacional são dois pontos que se complementam para o sucesso de qualquer organização. Sendo as pessoas parte fundamental de qualquer empresa, é de grande importância que estas estejam alinhadas com a visão e objetivos da gestão.
Entender a maturidade de comunicação inter e intra departamental
Sendo a comunicação interna um conjunto de estratégias que facilitam a transmissão e circulação de informação não só entre, como nos próprios departamentos, o sucesso e assertividade da mesma garante que todos os colaboradores possam estar alinhados com a missão da empresa, essencial para um trabalho ágil e de sucesso.
Qualificar processos e organização operacional
Sem conhecer os processos de rotina de uma empresa, não há possibilidade de implementar a melhoria contínua de forma assertiva. Com a qualificação de processos é possível desenhar um modelo de gestão que permitirá identificar pontos críticos, eliminar retrabalhos, mapear processos e classificar áreas ou agilizar atividades, entre outros.
Entender a estruturação da informação atual
Com dados precisos, a empresa pode avaliar a sua performance de forma mais assertiva, garantindo que todos os dados chegam às pessoas certas, no momento certo, sem que ocorram erros. Entender de que forma a gestão da informação é feita (por meios eletrónicos ou físicos) e perceber como pode ser melhorada, é fulcral para ter a informação correta, ajudando a que todo o negócio atinga os resultados esperados.
Quantificar a produtividade e qualidade do serviço
Um dos grandes objetivos do Diagnóstico é quantificar a Produtividade atual da área / áreas que fazem parte do âmbito. Através de acompanhamentos de terreno e de análise de históricos de informação, será possível entender qual a Produtividade atual e principalmente, quais as causas que podem afetar as perdas de Produtividade. Este ponto é fundamental para conseguirmos estimar o potencial futuro de melhoria.
Estimar o impacto da operação na Rentabilidade
Independentemente de serem pequenas, médias ou grandes empresas, a rentabilidade como conceito não perde importância, muito pelo contrário: maximizar a rentabilidade é a chave para o crescimento da empresa. Sendo esta a proporção entre os custos associados a um produto ou serviço e os lucros obtidos com o mesmo, não existe fórmula secreta para gerar lucros ou aumentar a rentabilidade. Porém, já um conjunto de estratégias sólidas que contribuem para o crescimento do negócio. Depois de levantadas todas as oportunidades e quantificados os níveis atuais de Produtividade, é fundamental estimar o impacto que as melhorias terão nos resultados da empresa.