DIAGNÓSTICO OPERACIONAL

O QUE É E QUAIS OS SEUS OBJETIVOS

Cada vez mais a competitividade está presente no tecido empresarial. Assim, para a empresa se manter competitiva, é essencial que esta consiga identificar oportunidades que possam prejudicar resultados. É aqui que o Diagnóstico Operacional tem um papel fundamental, já que se apresenta como uma metodologia prática que permite entender a fundo em que patamar se encontra a empresa ou determinadas áreas da mesma.

OBJETIVOS

Entender a Cultura de Gestão

A gestão e a cultura organizacional são dois pontos que se complementam para o sucesso de qualquer organização. Sendo as pessoas parte fundamental de qualquer empresa, é de grande importância que estas estejam alinhadas com a visão e objetivos da gestão.

Entender a maturidade de comunicação inter e intra departamental

Sendo a comunicação interna um conjunto de estratégias que facilitam a transmissão e circulação de informação não só entre, como nos próprios departamentos, o sucesso e assertividade da mesma garante que todos os colaboradores possam estar alinhados com a missão da empresa, essencial para um trabalho ágil e de sucesso.

Qualificar processos e organização operacional

Sem conhecer os processos de rotina de uma empresa, não há possibilidade de implementar a melhoria contínua de forma assertiva. Com a qualificação de processos é possível desenhar um modelo de gestão que permitirá identificar pontos críticos, eliminar retrabalhos, mapear processos e classificar áreas ou agilizar atividades, entre outros.

Entender a estruturação da informação atual

Com dados precisos, a empresa pode avaliar a sua performance de forma mais assertiva, garantindo que todos os dados chegam às pessoas certas, no momento certo, sem que ocorram erros. Entender de que forma a gestão da informação é feita (por meios eletrónicos ou físicos) e perceber como pode ser melhorada, é fulcral para ter a informação correta, ajudando a que todo o negócio atinga os resultados esperados.

Quantificar a produtividade e qualidade do serviço

Um dos grandes objetivos do Diagnóstico é quantificar a Produtividade atual da área / áreas que fazem parte do âmbito. Através de acompanhamentos de terreno e de análise de históricos de informação, será possível entender qual a Produtividade atual e principalmente, quais as causas que podem afetar as perdas de Produtividade. Este ponto é fundamental para conseguirmos estimar o potencial futuro de melhoria.

Estimar o impacto da operação na Rentabilidade

Independentemente de serem pequenas, médias ou grandes empresas, a rentabilidade como conceito não perde importância, muito pelo contrário: maximizar a rentabilidade é a chave para o crescimento da empresa. Sendo esta a proporção entre os custos associados a um produto ou serviço e os lucros obtidos com o mesmo, não existe fórmula secreta para gerar lucros ou aumentar a rentabilidade. Porém, já um conjunto de estratégias sólidas que contribuem para o crescimento do negócio. Depois de levantadas todas as oportunidades e quantificados os níveis atuais de Produtividade, é fundamental estimar o impacto que as melhorias terão nos resultados da empresa. 

Qual a importância para o negócio

O objetivo principal do Diagnóstico demonstra a sua importância, já que nele se explora todo o potencial de melhoria da empresa. Através deste é possível identificar pequenos sinais que levam ao aproveitamento de novas oportunidades dentro da empresa: aumento de vendas, redução de custos, flexibilidade de recursos humanos, produtividade processo operacional, entre outros pontos.

Além da análise de potencial de melhoria, é ainda possível perceber, por exemplo,  entender a cultura organizacional, identificar o nível de maturidade da empresa, realizar um mapeamento de oportunidades e de melhorias e entender melhor a realidade do negócio, de forma a traçar planos de ação para minimizar os pontos de risco e maximizar as oportunidades.

 

A IMPORTÂNCIA DE UMA VISÃO EXTERNA

E você? Já realizou um Diagnóstico Operacional à sua empresa?

Na IMBS contamos com profissionais qualificados que, no espaço de duas a três semanas, conseguem realizar o Diagnóstico Operacional, apresentando no final, a conclusão para cada um dos temas abordados e um Roadmap para a implementação das ações necessárias para atingir os resultados esperados.

Jelly  © todos os direitos reservados