Layout de uma empresa: Importância e diferentes tipos

O layout consiste numa estratégia de organização de espaço, que visa maximizar a eficiência dos processos produtivos. Para o planeamento de um bom layout deve-se ter em consideração o espaço disponível, os equipamentos, o espaço necessário para a utilização dos equipamentos, os utilizadores e a sua segurança, a matéria-prima, obstáculos, etc. De uma forma geral, é a relação direta com a forma com que máquinas, equipamentos e pessoas estão distribuídas num espaço, de forma eficiente e harmoniosa.  

O que é o estudo de layout de uma empresa?

É a reestruturação do espaço físico da empresa, criando um posicionamento de todos os aspetos com uma sequência ideal, onde a movimentação de materiais seja reduzida e o fluxo mais bem aproveitado.

Quais os benefícios

Um bom layout traz diversos benefícios para a empresa, entre eles:

-Redução do Lead Time
-Aumento na produtividade e eficiência
-Redução de desperdício
-Redução de acidentes
-Maior controlo da operação

Tipos de Layout

No momento de organizar o layout é importante considerar qual o melhor para o negócio. Podemos distinguir 4 tipos genéricos de layout, sendo esses: 

Layout Posicional:


Caracteriza-se pelo produto estático, ou seja, os operadores, equipamentos e ferramentas é que se movimentam pela área. A razão incide essencialmente na tipologia do produto (normalmente peso e volume), que não pode ser manuseado de forma fácil e prática. O objetivo passa por minimizar as deslocações em detrimento do material, tendo especial importância o planeamento das operações.

Layout por Processo:


Este layout caracteriza-se por agrupar várias máquinas que executam tarefas ou operações parecidas, em departamentos diferentes, sem depender do produto final. A utilidade deste layout passa por obter fluxos flexíveis dos diversos tipos de produtos.

Layout por Produto:


Sendo o tipo mais clássico, este layout é caracterizado pela disposição do processo de acordo com a sequência para obtenção do produto final. A ideia é que tudo corra de forma padronizada e seguindo uma sequência lógica, com pouca movimentação das partes envolvidas no processo, diminuindo tempos improdutivos.

Layout Celular


Neste caso o layout é composto por células agrupadas por máquinas e equipamentos que são capazes de produzir itens semelhantes. Em suma, cada célula (unidade de produção) é capaz de criar um determinado produto ou família de produtos, dado que toda a produção é feita no mesmo espaço. Este layout caracteriza-se pela redução do lead time, inventários, custos e promove ainda a qualidade dos produtos fabricados.

Conclusões

Antes de definir um layout é fundamental acompanhar de perto todos os processos, de forma a entender a operação e estabelecer que tipo de layout trará um maior benefício.

A aplicabilidade deste estudo é bastante flexível. Desde fábricas que transformam matéria-prima em produto, até empresas que prestam serviços de pequeno, médio ou grande porte, este estudo pode ser aplicado tanto pela necessidade de mudança de disposição dos elementos ou numa total redefinição do espaço.

Jelly  © todos os direitos reservados