Apenas 20% daquilo que fazemos num dia, produz 80% dos resultados. Isto significa que a maior parte das nossas tarefas não acrescenta nada ao resultado que queremos atingir. Aqui segue-se o princípio de perceber e eliminar o que não é de facto importante, de forma a atingir o melhor resultado.
2. fazer pausas
Não é por trabalhar longas horas sem parar que significa que é produtivo ou trabalha melhor. As pausas são importantes para recuperar energia e levam a uma maior eficiência quando regressam ao foco do trabalho.
3. CRIAR UM SISTEMA
É normal, ao longo dos anos, desenvolvermos hábitos que prejudicam a nossa produtividade no dia-a-dia do trabalho. Gerir distrações através da criação de um sistema ajuda a focar no que é importante e não perder tempo. Para aqueles que se distraem com o e-mail ou telemóvel constantemente, planear uma janela de horário para fazerem “check” é uma boa ideia.
4. NÃO FAZER TUDO AO MESMO TEMPO
O multitasking parece um conceito bonito e produtivo mas, o que acontece, é que se deixam tarefas a meio constantemente, o que resultado em arrastar e sobrepor to do’s ao longo do dia. Fazer algo do princípio ao fim dá a sensação de objetivo concretizado e mais força e foco para “partir para a próxima”.
5. Dormir bem!
Um dos maiores inimigos da produtividade é a falta de sono/descanso. Dormir as horas suficientes para si é importante para que a mente e o corpo funcionem na sua capacidade máxima