POWER BI: O potencial desta ferramenta na produção
O Power BI permite visualizar, analisar dados, criar reports, dashboards e partilhá-los com toda a organização. É particularmente útil para a área de Produção, uma vez que permite acompanhar e monitorizar vários aspetos do processo, como a produção, a eficiência e a qualidade.
5 aspetos gerais:
Visualização: Permite conectar várias fontes de dados e criar dashboards interativos, gráficos e mapas que ajudam a visualizar e entender os dados relativos à Produção.
Performance: Medir indicadores chave (KPIs) como volumes de produção, eficiência e qualidade e monitorizar tendências e padrões ao longo do tempo.
Bottlenecks: Identificar os principais bottlenecks no processo e encontrar formas de melhorar a eficiência.
Insights: Partilhar reports e dahboards com a organização, com fácil acesso e em diversos dispositivos.
Decisões: Ao usar o Power BI para analisar e medir todos os dados da Produção, torna-se mais simples tomar decisões eficazes e conscientes.
Exemplos:
Acompanhar o volume de produção: Criação de gráficos que mostram o volume total da produção ao longo do tempo, possibilitando a identificação de padrões ou tendências.
Monitorizar a eficiência: Criação de um dashboard que mostra diferentes KPI’s relacionados com a eficiência, como percentagens de tempo que certas máquinas estão operacionais, o número de defeitos por unidade ou o tempo que demora a concluir uma certa produção.
Controlar a qualidade: Perceber de forma fácil e visual o número de defeitos por unidade ou a percentagem de produtos que não passaram pela qualidade.
Gestão de inventário: Usar o Power BI para seguir os níveis de inventário e criar alertas para stocks.
Planear recursos: Acompanhar a utilização de recursos, como máquinas ou materiais.
De forma geral, este são alguns exemplos de como o Power BI pode ser usado numa área de Produção. Para saber de que forma específica o Power BI pode ajudar a eficiência da sua área, partilhe connosco os seus desafios.