Atuação da consultoria numa área comercial: Passo a passo
São várias as formas em que a Consultoria pode ajudar a explorar as oportunidade de uma Área Comercial. De acordo com a necessidade existente, deixamos alguns pontos gerais sobre a atuação da Consultoria, de forma a potenciar resultados.
1.Perceber o processo comercial existente
Uma empresa de Consultoria deve perceber com pormenor quais os processos existentes nesta área, de que forma tudo é feito, identificando as áreas de melhoria.
2. Desenvolver uma estratégia
Baseado no Diagnóstico feito, o foco passa por ajudar a empresa a desenvolver uma estratégia que responda aos desafios e oportunidades encontradas. A par da estratégia, trabalham-se pontos como as necessidades de mercado, prospeção ou gestão de carteira de clientes.
3. Formação
Um ponto fundamental é garantir que os recursos desta área recebem a formação necessária de forma a desenvolverem novas competências, para abraçarem a nova estratégia eficientemente.
4. Implementação de novas tecnologias
Caso seja necessário, ajudar a empresa a adotar novas ferramentas e tecnologias que suportem o processo comercial.
5. Medir resultados
Por último, tudo o que é implementado tem de ser de alguma forma medido, para alcançar os melhores resultados. Deve ser ainda desenvolvido um plano de ação que permita assegurar a sustentabilidade e continuidade do projeto a longo prazo.
SOLUÇÃO COMERCIAL
Descubra quais as oportunidades e desafios reais da sua área comercial, de forma a potenciar resultados.