O poder do pdca na melhoria de processos

PDCA é o acrónimo de “Plan-Do-Check-Act”, em Inglês. É uma metodologia usada muitas vezes para solucionar e identificar problemas na indústria e no mundo empresarial, de forma geral.

  1. Plan – Identificar o problema e desenvolver um plano;
  2. Do – Implementar o plano e recolher os dados;
  3. Check – Analisar os dados e determinar se o plano é eficiente;
  4. Act – Caso o Plano desenvolvido seja eficiente, implementar o mesmo. Caso contrário, refazer.

Exemplos de utilização:

Controlo de qualidade: Pode ser usado para identificar e resolver problemas relacionados com a qualidade, processos de produção e satisfação do cliente.

Gestão de Projetos: Planear, executar, monitorizar e fechar projetos.

Supply Chain: Usado para melhorar a eficiência e efetividade dos processos de Supply Chain, como previsão, aquisição e logística.

Lean Manufacturing: Elemento chave da metodologia Lean, usado para eliminar desperdícios e aumentar a eficiência nos processos de produção.

Vendas e Marketing: Mais uma vez para melhorar a eficiência dos processos de vendas e marketing, como geração de leads e retenção de clientes.

EQUIPA

Um exemplo do poder do PDCA na melhoria de processos numa fábrica, por exemplo, é utilizar esta metodologia para melhorar a eficiência da linha de montagem.

1- Plan: A empresa identifica que a linha de montagem está com longos períodos de espera em determinadas partes, causando um atraso na produção. Desenvolvem então um plano para melhorar o fluxo da linha, reorganizando o layout e implementando um novo sistema de gestão de iventário;

2- Do: A empresa implementa as mudanças e forma os recursos para o novo processo;

3- Check: A empresa recolhe dados e evidências sobre a performance da linha de montagem antes de depois da mudança. Descobrem portanto que os períodos de paragem reduziram significativamente e, de forma geral, o tempo de produção reduziu em 15%;

4- Act: A empresa torna as mudanças permanentes. Criam ainda um sistema de monitorização regular, assegurando que as melhorias prevalecem ao longo do tempo.

Utilizando o PDCA, a empresa conseguiu identificar e resolver o seu problema, resultando numa melhoria significativa do seu processo de produção.

CONSULTORES ESPECIALIZADOS NO PDCA

Existem vários motivos pelos quais uma empresa deve recorrer a Consultores especializados para implementar esta metodologia: Conhecimento, Objetividade, Recursos, Tempo e Foco, Melhoria Contínua e Experiência neste tipo de implementação.

De forma geral, contratar um empresa de consultoria pode ajudar a atingir os resultados esperados de forma mais rápida e eficiente.

Jelly  © todos os direitos reservados