A Lusiteca é uma empresa de capital 100% português, fundada em 1968. À data, o negócio centrava-se no embalamento de géneros alimentícios. Em resposta à evolução do mercado organizado, em Portugal, começou a fabricar produtos de confeitaria sob as marcas Penha e Gorila.
Como empresa inovadora que é, tem, ao longo dos últimos 50 anos, vindo a diversificar e a aumentar a sua gama de produtos bem como a sua presença no Mundo, encontrando-se, hoje, presente em mais de 30 países, em todos os Continentes, com especial relevância em todo o mundo.
O DESAFIO
Os hábitos alimentares dos consumidores têm vindo a alterar-se nos últimos anos, trazendo, consigo, uma assinalável diminuição da frequência de compra de guloseimas.
Por outro lado, a pandemia e o aumento da procura de produtos mais saudáveis e sustentáveis, têm vindo a colocar à industria o enorme desafio de encontrar soluções inovadoras, capazes de satisfazer mercados cada vez mais exigentes ao nível do preço, imagem e qualidade dos produtos neles consumidos.
Neste contexto e, com o intuito de manter a liderança do mercado, no seu segmento e de se destacar cada vez mais da concorrência, a Lusiteca viu na dificuldade imposta pelo difícil momento da pandemia, a oportunidade de fazer uma forte aposta num projeto que permitisse aumentar a eficiência e a eficácia das suas equipas, designadamente ao nível comercial e de produção e, assim, potenciar o trabalho que vem desenvolvendo, ao longo dos últimos anos, tendo em vista a desmaterialização de muitos dos processos administrativos, apostando em aplicações de registos e validação de dados e em processos e na diminuição da sua pegada ecológica.
“Atualmente, estamos a iniciar a implementação de profundas mudanças a nível operacional na expectativa de que os resultados venham a estar em linha com os objetivos por nós traçados.”
Gonçalo Brandão
A SOLUÇÃO
A implementação focou-se nasSoluções de Produção e Comercial alicerçada à nossa Área Digital.
A primeira fase consistiu na identificação dos pontos críticos de sucesso e respetivas prioridades de implementação:
Estruturação da informação e criação de ferramentas de gestão;
Implementação de rotinas de atuação;
Criação de mecanismos para a identificação de pontos críticos na fábrica;
Digitalização e implementação dos registos de paragens e produção;
Registos de visitas da área comercial;
Digitalização do processo de controlo e report de despesas da equipa comercial;
Consolidação de processos operacionais e capacitação da gestão.
"Para atingirmos os objetivos desejados temos vindo a trabalhar, ao longo dos últimos 9 meses, com a IMBS, detentora de uma equipa disponível e talentosa que rapidamente confirmou que acertamos na escolha do parceiro que desejávamos, para alcançar os objetivos a que nos propusemos .
Atualmente, estamos a iniciar a implementação de profundas mudanças a nível operacional na expectativa de que os resultados venham a estar em linha com os objetivos por nós traçados.
Desde o inicio sabíamos exatamente o que pretendíamos e tínhamos ideias claras de como lá chegar. Contudo, sem a IMBS, a Lusiteca teria, seguramente, demorado bastante mais tempo a implementar um projeto desta natureza sendo que para nós o tempo é um recurso extremamente valioso e escasso."
GONÇALO BRANDÃOCOO
CONTACTE-NOS PARA SABER MAIS
Descubra quais as oportunidades e desafios reais na sua empresa, de forma a potenciar resultados.