08-10-2024
5 Vantagens da Consultoria de Gestão
“Decidir contratar uma empresa de Consultoria nem sempre é tarefa fácil, devido à falta de conhecimento sobre que benefícios é que esse serviço pode trazer realmente à organização. ”

De uma forma abrangente, a Consultoria de Gestão é um serviço onde um consultor, ou uma equipa de consultoria com experiência em gestão, analisa os processos de uma empresa e sugere melhorias. Este tipo de serviço não deve ser visto apenas como uma solução quando se enfrenta algum tipo de problema, mas também como uma vantagem competitiva face ao mercado, que está em constante mutação. Decidir contratar uma empresa de Consultoria nem sempre é tarefa fácil, devido à falta de conhecimento sobre que benefícios é que esse serviço pode trazer realmente à organização. É claro que tudo depende das necessidades de cada empresa e da área que se trabalha, porém, de uma forma geral, podemos apontar 5 benefícios.
Visão objetiva e isenta sobre a empresa
Seja o gestor ou os próprios recursos, na rotina do dia-a-dia, é natural que não se consiga identificar facilmente o que pode ser melhorado, pois está-se muitas vezes focado em resolver problemas que vão aparecendo e a executar atividades. Há ainda o lado emocional sobre a própria empresa. O Consultor olha para o negócio de forma objetiva e está totalmente focado na identificação de oportunidades.
Capacitação dos colaboradores
Com a implementação de novos procedimentos que visam uma melhoria significativa na empresa ou numa determinada área, os colaboradores sairão naturalmente mais capacitados deste processo. A procura pela melhoria contínua, por exemplo, consiste muitas vezes em mudar a forma como um determinado trabalho é realizado. Logo, é necessário que o colaborador entenda o que mudou e o que será feito, tendo muitas vezes uma maior consciência do impacto na sua função.
Melhoria do desempenho
Quando olhamos para objetivos, estes podem ser de curto, médio e longo prazo. Isso significa que há sempre um caminho a ser percorrido. É importante que, durante esse caminho, no dia-a-dia, ocorra uma melhoria de desempenho. Diariamente, a empresa precisa de melhorar a sua eficácia nas atividades que realiza. Os consultores trabalham não só para o resultado a longo prazo mas sim para que, todos os dias, a produtividade seja melhorada e os processos mais eficientes.
Suporte na tomada de decisões
Mais do que tratar situações pontuais, uma consultoria deve ter a responsabilidade de ajudar os clientes a terem suporte para tomarem as melhores decisões de gestão. Avaliando todos os indicadores disponíveis, as decisões devem ter como foco a sustentabilidade do negócio, gerando melhores possibilidade de melhoria de resultados. Tendo o gestor todos os indicadores e informações essenciais, previamente definidas, essa tomada de decisão é não só mais fácil, como
Boa relação entre custo e benefício
Na realidade, parece simples pensar que é mais caro manter uma empresa com níveis baixos de eficiência do que contratar uma empresa de consultoria, que tem como objetivo não só ajudar em problemas internos, como em potenciar toda a atividade da empresa, melhorando a produtividade e a rentabilidade da mesma.